Quem é você Alasca? - John Green

sexta-feira, janeiro 31, 2014

Fria num dia, meiga no outro.”
Miles Halter conseguiu descrever Alasca Young nesta frase.

Há muito tempo eu estava me programando para ler este livro. Não foi exatamente por ter sido escrito por John Green, mas pela capa, apesar de o autor ter ajudado na escolha. Os detalhes me chamaram bastante a atenção, a flor principalmente. No decorrer da leitura entendi o significado dela e, confesso, achei um dos pontos mais marcantes da história. Outro detalhe que me fisgou foram as palavras:  "O primeiro amigo, a primeira garota, as últimas palavras.", fiquei extremamente curiosa, e corri para ler. 

A história é de Miles Halter, um garoto que é viciado em "últimas palavras", sim, as últimas palavras que as pessoas dizem antes de morrer. Ele está entrando em um novo colégio, onde, inclusive, seu pai estudou. Na Culver Creek ele logo faz amizade com Chip, mais conhecido como Coronel, um personagem que conseguiu meu carinho. Coronel não é um personagem marcante, mas chama a atenção na história pelo seu jeito de agir e observar as situações no decorrer do livro. Coronel apresenta Miles a Alasca, personagem que me deixou curiosa e indecisa: não sei se gosto ou desgosto. Alasca se torna o amor platônico de Miles. É uma garota rebelde, de atitude, mas que guarda algo consigo que explica toda sua personalidade. Confesso que por mais que eu saiba que o protagonista é Miles, tive Alasca nesse patamar. No final das contas, tudo gira em torno da garota dos sonhos de Miles. 


John Green expõe algumas vivências da adolescência, um ponto que considerei importante no livro. Os personagens vivem uma verdadeira festa, bebem, namoram, fumam, e tipicamente se confundem em relação a "amo ou não?". É interessante observar as reflexões de Miles sobre ele, seus amigos, e principalmente Alasca; acaba fazendo o leitor refletir junto. Parei várias vezes para pensar sobre o que havia lido. Algo que não pude deixar de notar foi o fato de Miles deixar-se influenciar apenas para estar integrado a um grupo. Ele não fumava porque gostava, mas porque Coronel e, principalmente Alasca, gostavam. Por mais que ele crie um hábito no decorrer da história, não senti que ele gostava de fato.  

Quem é você Alasca? é um livro de escrita simples, e gostoso de ler. Se eu não tivesse a mania de ler três ou mais livros ao mesmo tempo, o leria fácil em um dia. Adoro ler livros com frases de efeito, e encontrei várias durante a leitura. 

“Passamos a vida inteira no labirinto, perdidos, pensando em como um dia conseguiremos escapar e em como será legal. Imaginar esse futuro é o que nos impulsiona para a frente, mas nunca fazemos nada. Simplesmente usamos o futuro para escapar do presente.”

“Eu não sei onde fica o outro lado, mas acredito que seja em algum lugar e espero que seja bonito”

“Ela me mudou. Acendi um cigarro e cuspi no regato. “Você não pode me mudar e depois ir embora”, disse para ela, em voz alta.”


“O que estava sentindo não era bem tristeza, era dor. Aquilo doía, e não é um eufemismo. Doía como uma surra.”




Bom, a resenha faz parte de um projeto chamado "A book for three", que funciona parecido com um clube do livro. Eu, a Maya (Sob a Luz da Lua), e a Maria Fernanda (Palavras e Silêncio), lemos todo mês um livro diferente e falamos sobre em nossos blogs. A ideia é mostrar como um mesmo livro pode ter efeito diferente em cada pessoa. Confira!

You Might Also Like

7 Comentários

  1. Ameeeeei nossa estreia. Ameeeeei nosso projeto. Ameeeei as resenhas. Ameeeeei! hahahahaha.. A gente não grifou quase nada parecido.. hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindo! Adorei isso! ♥
      E vamos torcer para no próximo grifarmos algo em comum, com a MF deu um. haha

      Excluir
  2. Eu amei tua resenha. Mesmo. Esse lance que você falou da Alasca ser quase como personagem principal é bem real. E não tinha pensado nisso do Miles fazer as coisas só pra se sentir enturmado.

    Adorei a explicação do projeto ♡

    :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Alasca tem mais destaque o próprio Miles, é quase uma declaração do narrador rs. E se você observar no começo, o Miles dá a entender que só faz para estar com eles, e no decorrer da história também.

      Excluir
  3. Parece uma história encantadora. E a tua resenha, também, grifando outros aspectos do livro, foi muita boa para notar certas nuances que não encontrei nas resenhas da Fê e da Maya. Todos no conjunto de complementam bem.

    Projeto muito bom!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Eu baixei esse livro pela internet e consegui ler quase até o final. Só não terminei porque fiquei muito triste quando [spoiler][spoiler][spoiler][spoiler] a Alasca morreu [/spoiler][/spoiler][/spoiler][/spoiler].
    Fiquei meio revolts, não quis terminar hahahah
    Mas eu adoro mesmo o John Green. Quero ter todos os livros dele ♥
    www.doceilusao.com/

    ResponderExcluir
  5. Quero demais comprar esse livro Bru.
    Adorei o projeto de vocês.

    http://www.novaperspectiva.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! ♥

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images

Subscribe