Minha Carreira, Meu Futuro - Gabriela Azevedo

terça-feira, outubro 22, 2013

Conheci a Gabriela em 2012, no lançamento de um dos livros da Lycia Barros, na Fnac da Avenida Paulista. Alguns contratempos do evento fizeram com que conversássemos bastante. Conversa mais do que agradável a que tivemos ela, a Guila (também escritora e, a propósito, mãe da Gabriela) e minha mãe. Ela me deu dicas para a publicação do meu livro e ela a Guila, contaram como foi o processo para o lançamento dos delas. Trocamos e-mail e a Gabriela disse que gostaria de me presentear com o seu livro, assim como a Guila. Os livros chegaram, e desde o ano passado estou para falar sobre. Hoje falarei do livro da Gabriela, "Minha Carreia, Meu Futuro".


O livro mostra a transição da adolescência para o mundo adulto. Ana Luísa, a protagonista, vê-se perdida em meio a uma dúvida: "Qual carreira seguir?". No último ano do ensino médio, ano de vestibular, ela é posta sob este questionamento.  A mãe lhe aconselha a procurar uma psicóloga especializada em orientação vocacional. A partir dai, Ana Lu passa a descobrir não só sua vocação, mas aprende mais sobre si mesma. E Ruth, sua psicóloga, será fundamental nesta descoberta.  

Um dos pontos mais marcantes da história foram os exercícios propostos pela psicóloga. Fiz vários enquanto lia o livro e isso me fez abrir um pouco a mente sobre o que realmente quero. Creio que a intenção da autora foi justamente esta, ajudar o leitor a sanar suas dúvidas enquanto se diverte com a leitura.

Mas fica só no dilema sobre a futura carreira da protagonista? Não. Encontramos romance na história. Afinal, além da dúvida sobre o que ser no futuro, na adolescência sempre surgem os confusões de um relacionamento. O romance equilibra a história. Ressaltando aqui: o modo de escrita é bem leve e simples, o livro pode ser lido em um dia.

"Que todos somos diferentes um do outro não é nenhuma
novidade. Ao contrário, é um clichê e tanto!
Mas, o que nos faz diferentes?

Temos traços únicos em nossa personalidade, digamos assim,
a nossa "marca registrada". Por isso é importante conseguir
identificá-la, saber exatamente o que compõe a nossa 
personalidade.

Extroversão, introversão... pensamento, sentimento... intuição, 
sensação... Quais são as suas características mais marcantes?"




Sobre a autora: A Gabriela Azevedo é psicóloga, consultora associada da Verace Desenvolvimento Humano, trabalha há mais de dez anos com Orientação Vocacional e Gestão de Carreira.


Links: Minha Carreira, Meu Futuro
          O Blog do Minha Carreira, Meu futuro
          Anotações da Ana Lu (blog citado no livro)
          Canal no youtube


You Might Also Like

0 Comentários

Obrigada pela visita! ♥

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images

Subscribe